Make your own free website on Tripod.com
 
 

Bancos no Brasil

 


 HOME
O SETOR
Histórico
Dem Financeiras
Legislação
Fusões e Aquisições

GLOSSÁRIO

NOTÍCIAS

LINKS

CURSOS e EVENTOS

DICIONÁRIO

BIBLIOGRAFIA

HUMOR
APRESENTAÇOES
CRÉDITOS
 

 

Ativo      Passivo       Demonstração de Resultados

Entendendo as Demonstrações Financeiras dos Bancos

Os demonstrativos financeiros dos bancos seguem o Plano Contábil  do Sistema Financeiro Nacional ( Cosif ), e  podem ser obtidas no site da CVM ( Comissão de Valores Mobiliários)   no caso de empresas ou instituições financeiras de capital aberto, ou nos sites dos bancos .  Apesar das suas especificidades,  os demonstrativos financeiros dos bancos, assim como os das outras empresas de capital aberto, têm 5 partes básicas: 

1.    Relatório da Administração – onde a administração do banco comenta o desempenho da instituição no período, destacando aspectos das operações e do cenário econômico.

 2.    Balanço Patrimonial – registro numérico da situação dos direitos ( ativos) e obrigações (passivos) do banco em determinado momento. Os passivos do banco constituem os meios como o banco consegue recursos. Entre eles podem ser citados os depósitos feitos pelos clientes, as cadernetas de poupança, CDI ( Certificados de Depósitos Interbancários) e os empréstimos que o banco faz. Esses recursos são aplicados pelo banco e constituem  grande parte de seus ativos. Dentre as opções de aplicações dos bancos podem ser citados as operações de créditos e leasing, as aplicações em títulos do governo, ações, entre outros.

Observação: Os fundos de investimento não entram no balanço patrimonial, constituindo um dos chamados elementos off balance sheet, ou seja fora do balanço. Geralmente pode-se obter informações sobre esses itens no Relatório da Administração ou nas Demonstrações Financeiras.

3.    Demonstração de Resultados do Exercício (DRE) - relaciona as receitas e as despesas do banco. Por ser uma empresa que não tem produtos físicos para vender, as receitas do banco têm nomes diferentes das demais empresas. Não há por exemplo, receita de vendas. Nos custos e despesas ocorre o mesmo. O banco não tem , por exemplo, custo da mercadoria vendida. 

4.    Demonstrações de Origens e Aplicações de Recursos (DOAR)  - mostra de onde vem o dinheiro e como ele é utilizado. Dentre as fontes mais comuns de recursos estão o lucro, o aumento dos depósitos ou outros passivos, recursos dos acionistas, ou diminuição de ativo ( quando , por exemplo, o banco vende algum imóvel, ou diminui a carteira de ações ). As aplicações são os aumentos no ativo (aumento da carteira de crédito ou aquisição de imóveis), investimentos ( em tecnologia, reforma de agências), pagamento de dividendos, entre outros.

5.    Notas Explicativas  

Nesta parte são explicados alguns procedimentos contábeis e são dados os detalhamentos de algumas contas. Pode-se, por exemplo, encontrar nessa parte das demonstrações financeiras, entre outras informações, exatamente que atividades e empresas entram nas demonstrações.

 

 


Envie-nos sua sugestão: brazilianbanks@hotmail.com